O Instituto do Câncer Infantil (ICI), reconhecido por seu compromisso com a pesquisa e o combate ao câncer infantojuvenil, celebra o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, no dia 8 de julho, com uma programação especial de atividades para a Semana da Ciência e do Pesquisador. Essa é uma oportunidade para compartilhar conhecimento e aproximar a sociedade do universo da pesquisa científica. O ICI investe, desde 1996, em pesquisas relacionadas ao câncer infantojuvenil para gerar novos conhecimentos que possam ser utilizados para aumentar as chances de cura de crianças com câncer no Brasil e no mundo.
Programação da Semana da Ciência e do Pesquisador
Nos dias 8 e 9 de julho, o ICI abrirá suas portas para receber alunos das turmas de graduação e pós graduação na área da saúde para visitarem o instituto. Durante a visita ao Centro de Pesquisa, os estudantes terão a chance de aprender sobre pesquisa clínica, pesquisa celular molecular e bioinformática, que são as três principais áreas de atuação do instituto. Com um enfoque técnico, os graduandos participarão de palestras sobre temas como "Desenvolvimento de medicamentos na Oncologia", "Bioinformática e Câncer Infantil" e "Biologia Celular e Oncopediatria: experimentos in vitro para entender o câncer". Será emitido um certificado de participação.
Através de suas iniciativas e eventos como a Semana da Ciência e do Pesquisador, o ICI reforça seu compromisso com a ciência e a inovação, além de inspirar as futuras gerações de pesquisadores. Para mais informações sobre a programação e inscrições, interessados podem acessar o Instagram do Instituto do Câncer Infantil (@institutodocancerinfantil).
A Pesquisa
A equipe de Pesquisa do ICI oferece suporte, propõe e executa projeto em oncologia pediátrica em diversas áreas do conhecimento. O instituto tem parceria com 74 hospitais e organizações naiconais e internacionais com o intuito de cumprir a missão institucional de aumentar os índices de cura e melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer infantil. As ações são realizadas por uma equipe interdisciplinar incluindo médicos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, biotecnologistas, alunos de graduação e pós-graduação, com suporte de consultores em bioestatística e tecnologia da informação.
Pesquisa Celular e Molecular: entende a biologia de tumores pediátricos, identifica novas oportunidades de tratamento, formas recursos humanos especializados em câncer infantojuvenil e promove o intercâmbio científico.
Bioinformática: integra diferentes abordagens científicas de bioinformática em oncologia pediátrica, caracteriza os eventos moleculares que regem os tumores infantojuvenis, identifica novos alvos e marcadores com impacto no desfecho da doença e capacita profissionais na área de análise e interpretação de dados.
Pesquisa Científica: estimula a participação de hospitais em projetos de pesquisa, incentiva a participação de pacientes e ex-pacientes em projetos de pesquisa, coordena o protocolo de tratamento de Sarcoma de Ewing na América Latina, apoia a SOBOPE na condução de estudos cooperativos e capacita equipes de pesquisa na condução de estudos clínicos.
Pesquisa Epidemiológica: gera informações biopsicossociais para desenvolver ações de melhoria, quantifica a incidência e sobrevida dos tumores pediátricos, desenha estratégias de controle do câncer infantojuvenil e estimula o registro de câncer infantojuvenil.
Sobre o ICI
O Instituto do Câncer Infantil é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter médico-científico, assistencial, de ensino e desenvolvimento técnico. Dada a complexidade do cuidado que se deve ter nos diferentes momentos do tratamento, o ICI disponibiliza uma equipe multidisciplinar, a qual atua na assistência integral ao paciente. Os serviços oferecidos envolvem as áreas de serviço social, médica, nutrição, apoio pedagógico, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física e fisioterapia. O ICI também desenvolve projetos de pesquisas científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil. Em 2023, recebeu a premiação de Melhor ONG do país e Melhor ONG de saúde do Brasil.