O varejo de Porto Alegre observa um cenário positivo nas vendas de inverno, com um ticket médio em ascensão e expectativas favoráveis para o final da estação. Uma pesquisa recente sobre a procura por roupas, calçados e artigos de cama, mesa e banho, revela as tendências atuais do setor.
O levantamento aponta que 34% dos lojistas citaram um "movimento alto" em suas lojas, enquanto 41% classificou o movimento como "médio". Em um sinal de recuperação, 30% dos comerciantes registraram aumento nas vendas de roupas e artigos de inverno, e 42% reportaram que as vendas se mantiveram estáveis, em relação ao último ano.
Um dos dados mais relevantes é o ticket médio, que atingiu R$ 320,82, indicando que os consumidores estão investindo mais nas compras de inverno. Esse valor pode estar relacionado ao fato de que 40% dos lojistas perceberam um aumento nos preços dos artigos de inverno. O otimismo prevalece entre os varejistas: 65% acreditam que as vendas aumentarão até o fim do inverno.
Gestão de Estoque
Para gerenciar o estoque de inverno em meio a temperaturas baixas e chuvas, os lojistas utilizam diversas estratégias. O controle de estoque (35%) é o método mais comum, seguido por ter "o suficiente" (21%) e "comprar a mais" (13%). O histórico de vendas também é uma ferramenta importante para 13% dos estabelecimentos.
Produtos Mais Vendidos por Segmento
A pesquisa detalhou os itens mais procurados em cada categoria:
*Vestuário: Casacos e jaquetas (38,7%) lideram, seguidos por blusas (24%) e calças (22,7%).
*Calçados: Botas (48,6%) são a preferência, com calçados em geral (27%) e tênis (24,3%) completando a lista.
*Acessórios: Encharpes e mantas (40%) e gorros (40%) dividem a maior procura.
*Cama e Banho: Edredons e cobertores (51,6%) são os itens mais vendidos, seguidos por mantas (22,6%) e roupões (19,4%).
Arcione Piva, presidente da Entidade revela o entendimento do Sindilojas Poa em cima dos dados. "O panorama das vendas de inverno em Porto Alegre aponta para um varejo resiliente, que, mesmo diante de um consumidor mais ponderado, consegue impulsionar o ticket médio e manter boas expectativas para a estação".
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 17 de outubro 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 24 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. A Entidade realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional por meio do Varejo Educação e, ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.