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Unimed Grande Florianópolis tem resultados positivos com implantação de Business Intelligence
   
     
 


18/05/2010

Unimed Grande Florianópolis tem resultados positivos com implantação de Business Intelligence
Em um ano, cinco módulos foram entregues e contribuíram para a melhoria de diferentes áreas

Acompanhando as necessidades do controle sobre os custos assistenciais e suporte a gestão, o Departamento de Planejamento Estratégico da Unimed Grande Florianópolis, por meio da equipe de Informações Gerenciais, entregou aos gestores o novo módulo de Business Intelligence: Custos Assistenciais.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com a área de Custos Assistenciais, alinhado as diretrizes a um dos projetos estratégicos da Cooperativa. Formado por tabelas dinâmicas, gráficos, alertas e indicadores, o módulo atende as necessidades primordiais da equipe. Na medida em que for usado e tendo novas necessidades compatíveis ao negócio, ajustes na ferramenta será implementada.

Segundo o gerente de Planejamento Estratégico da Unimed Grande Florianópolis, Leonardo Farah, a ferramenta de Business Intelligence trabalha alinhada ao Planejamento Estratégico da Cooperativa. “Adotamos uma estratégia de desenvolvimento dos módulos voltada aos processos que geram resultados para nosso negócio e não somente para atender à necessidade de simples relatórios. Essa foi uma das dificuldades que tivemos de transpor", explica.

Desde a aquisição da ferramenta, cerca de um ano, foram desenvolvidos pela equipe de Informações Gerenciais diferentes módulos:

- Produção Médica: visualização de indicadores operacionais para suportar decisões relacionadas a eficiência operacional do processamento de guias médicas;
- Auditoria Médica: com uma característica mais analítica, auxilia os médicos auditores a identificar oportunidades para a normatização de procedimentos;
- Relacionamento com o Cooperado: filtros e visões que traçam o perfil de produção dos mais de 1.600 cooperados;
- Relacionamento Corporativo: módulo voltado para suportar as decisões relacionadas a negociações de contratos pessoa jurídica;
- Custos Assistenciais: ferramenta de apoio integral a gestão da sinistralidade e seus principais direcionadores.

De acordo com o líder da equipe de Informações Gerenciais, Jean C. Raduenz, a meta da Unimed é "que todos os gestores tenham acesso ao BI, para analisar informações e indicadores inteligentes relacionados ao negócio, comparando dados externos e ainda realizando simulações que apontem tendências e melhorias".

Com a facilidade que a ferramenta proporciona e a velocidade de absorção da empresa, após os primeiros seis meses de implantação na Cooperativa, o diretor de Gestão Estratégica, Maurício Dezen, foi convidado para conduzir uma palestra para cerca de 60 empresas de Santa Catarina sobre o BI Unimed Grande Florianópolis. Segundo Dezen, o atual ambiente competitivo requer uma combinação de velocidade e precisão nas respostas aos desafios estratégicos. “Sem mecanismos que apontem tendências e identifiquem distorções em planos traçados, a possibilidade de erros é muito elevada. Se esse contexto é verdadeiro para o mercado em geral, torna-se ainda mais crítico para o segmento de Saúde Suplementar”, avalia.

Para ele, a sustentabilidade de um produto, hospital, clínica ou carteira de clientes pode ser afetada por mínimas oscilações dado as margens reduzidas das operações. “É nesse aspecto que optamos por selecionar e implantar uma metodologia de gestão empresarial mais precisa. O que trabalhamos na Unimed Grande Florianópolis foi um contexto ampliado que passou por implantação de cultura, mudanças estruturais e diversas discussões com equipes de toda a empresa. Tudo isso antes mesmo de iniciarmos com uma solução tecnológica”.

As discussões motivaram, por exemplo, a retirada da área de BI da estrutura de Tecnologia da Informação e a alocação na área de Planejamento Estratégico, o que transformou os analistas em entendedores do negócio tanto quanto entendedores de tecnologia. “Essas mudanças trouxeram resultados rápidos e, pelo que percebemos até o momento, bastante eficazes. Mas estamos apenas no início. Trabalhar com inteligência de negócio é motivador porque surpreende e desafia todo o tempo, descobrindo aspectos novos e instigadores sobre nossa própria empresa”, finaliza Dezen.

Fonte: Fábrica de Comunicação
Autor: Edinéia Rauta
Revisão e edição: Mariana Silva Sirena

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