O crescimento constante da demanda de energia elétrica no Brasil, impulsionada pelo crescimento econômico, é um fato. O ONS (Operador Nacional do Sistema) vem apresentando recordes constantes de aumento de carga no país, e, infelizmente, a oferta vem crescendo com velocidade menor.
É evidente a necessidade urgente da criação de novas fontes geradoras de energia. O país é rico em oportunidades para fontes hídricas, como é o caso do projeto da Usina de Belo Monte, cujas polêmicas vêm tomando grandes proporções. Outra saída seria fomentar usinas termelétricas, mas que, por outro lado, são grandes geradoras de gases efeito estufa (GEE).
A meu ver, o país está em rota de colisão e se nada rapidamente for feito, amargará racionamento compulsório, aumentos da taxa de energia elétrica e estará sujeito a um grande risco da ocorrência de um apagão energético regional e/ou nacional.
Em 2001, os brasileiros passaram por fase semelhante e aprenderam a duras penas, que é possível economizar pelo menos 20% da energia consumida. O tempo passou, a economia cresceu, o padrão de vida dos brasileiros aumentou e o povo se esqueceu da receita de economia que teve de aprender na marra, há quase 10 anos.
Se o país investir na conscientização para um uso mais racional da energia e passar a economizar 10% de sua energia consumida, seria o mesmo que se criar instantaneamente diversas usinas hidrelétricas de Belo Monte. Uma ação muito mais inteligente, rápida e de custo muitas vezes menor - sem falar nos diversos impactos negativos que seriam evitados.
Presente na grande maioria dos lares brasileiros pertencentes às classes C, D e E das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o chuveiro elétrico é o eletrodoméstico mais barato que existe numa residência, e também, é o que diariamente, mais consome água e energia elétrica. Ele é o responsável pela maior parcela das contas de água e de energia dessas famílias, e também, o maior causador do chamado efeito “Horário de Ponta”, período entre 18h e 21h, no qual a demanda energética diária aumenta entre 18 e 35%.
Um bom começo para um uso mais racional de energia elétrica é a instalação do ECO Shower Slim (www.ecoshower.com.br), um dispositivo para chuveiro elétrico que permite ao usuário ajustar com total conforto e segurança a melhor temperatura de se banho. Testado pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá, o produto é de fácil instalação e apresentou economias de mais de 40% de água e de energia elétrica. É uma iniciativa barata que em poucos meses se paga com a própria economia que proporciona. No site há uma calculadora capaz de identificar o tamanho da economia. Vale a pena tentar.