TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Procon AL se aproxima da comunidade e ganha reconhecimento nacional
   
     
 


21/04/2010

Procon AL se aproxima da comunidade e ganha reconhecimento nacional
Projetos Jovem Multiplicador e Procon Móvel são sucesso junto às comunidades

O Procon de Alagoas rompeu alguns paradigmas após a criação do projeto Procon Comunitário. Um deles foi o exercício da cidadania levado, de forma educativa, para a população de oito bairros da capital e de 12 municípios alagoanos. A outra foi a de poder ficar ainda mais perto dos consumidores, por meio das ações Jovem Multiplicador e Procon Móvel. A execução do projeto pioneiro no Brasil é fruto de um investimento de R$ 1,1 milhão financiado pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) com contrapartida do Governo do Estado.

O Procon Comunitário surgiu da necessidade de ampliar o exercício das funções do Procon Alagoas e de proporcionar aos cidadãos o acesso às informações sobre os seus direitos enquanto consumidores. Através do Procon Móvel, o órgão facilitou o atendimento à população, indo até os bairros mais carentes de Maceió, a fim de facilitar o deslocamento daqueles cidadãos. O micro-ônibus do Procon é totalmente climatizado, possui salas de atendimento e de audiências, além de garantir a acessibilidade aos portadores de deficiência física.

Já o Jovem Multiplicador está diretamente ligado aos adolescentes de 13 a 18 anos pertencentes a uma classe social mais baixa. Segundo o presidente do Procon, Rodrigo Cunha, cerca de 40 alunos de escolas públicas estaduais foram selecionados e capacitados para atuar como multiplicadores dos serviços oferecidos pelo Procon. Estes estudantes trabalham no contraturno escolar, nos polos do Procon espalhados pelo Estado, que ficam localizados dentro da própria escola em que estudam.

As salas do Procon, ou seja, os postos de atendimento, são equipadas com computadores, condicionadores de ar, mesas e toda a estrutura necessária para atender e registrar, com conforto, as queixas dos consumidores. Os estudantes estão espalhados por oito bairros de Maceió, entre eles, Benedito Bentes, Graciliano Ramos, Jacintinho e Vergel, e em 12 municípios do Estado: Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Major Izidoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Luiz do Quitunde, Viçosa e União dos Palmares.

De acordo com Rodrigo Cunha, todos os jovens que foram selecionados e devidamente treinados são moradores dos bairros beneficiados com os postos. “Há três anos, o estado de Alagoas tinha apenas cinco postos de atendimento do Procon. Hoje, com o apoio do governador Teotonio Vilela, conseguimos elevar esse número para 23. O Procon Comunitário é uma mudança de paradigma, pois passou a ser um órgão com cidadania. Agora, o consumidor não precisa ir até a sede; nós vamos até eles”, destacou.

Todos os jovens escolhidos recebem como incentivo uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 150 para levar informações à comunidade em que moram. É o caso da estudante Quézia Marinho, 16, que trabalha como Jovem Multiplicador na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, no bairro Graciliano Ramos. “Foi uma ótima oportunidade que o Procon me ofereceu. Sempre quis trabalhar cedo com atendimento ao público e estou gostando muito desse trabalho, que me oferece conhecimentos inesquecíveis sobre os direitos do consumidores”, revelou a jovem.

De acordo com a coordenadora-executiva do Procon Comunitário, Ivana Rizzo, os alunos classificados para trabalhar como Jovem Multiplicador passaram por avaliações eliminatórias de redação, informática, entrevista presencial e dinâmicas de grupo. Os critérios levados em consideração para classificação foram morar na comunidade em que está localizada a escola estadual, ser de uma família de baixa renda e estar em dia com as aulas escolares.

Além disso, os postos de atendimento fixos e o Procon Móvel oferecem palestras de orientação e filmes ligados ao consumo equilibrado, à pirataria, a compra de produtos vencidos, entre outros. “Este é mais um projeto de Alagoas admirado por outros estados. No nosso ônibus, o cadeirante entra por meio de um elevador e seu acompanhante o leva até uma das salas de interesse. Estamos em todos os lugares para atender a jovens e adultos”, explicou Rodrigo Cunha. Ele informou que representantes dos estados de Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais e Brasília elogiaram a iniciativa cidadã.

Itinerante - Os jovens multiplicadores selecionados pelo projeto também trabalham quando o Procon Móvel está em algum bairro de Maceió ou município do Estado. Com um micro-ônibus instalado na rua Cleto Campleto, no Jacintinho, equipes do Procon prestam atendimento à comunidade local e bairros circunvizinhos. O veículo que oferece os serviços itinerantes do órgão, ficará até às 16h desta terça-feira (20).

De acordo com a coordenadora do posto, Raquel Barros, a maior parte das reclamações neste bairro está voltada às companhias de telefones móveis, água e energia. O consumidor que não conseguir ser atendido no Procon Móvel, pode ir até a sede do posto de atendimento fixo, que fica localizado na Escola Estadual Mirian Morroquim, no próprio bairro.

Até o final de abril, o Procon Móvel visitará os municípios de Major Izidoro, Coruripe e Arapiraca. Em maio, o veículo irá até os bairros do Benedito Bentes, Vergel e Gracialiano Ramos. Parte das ações promovidas pelo órgão estadual é financiada, também, pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) com contrapartida do Estado.

Link de acesso ao Procon AL: http://www.procon.al.gov.br

Fonte: Agência Alagoas
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br