TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
BC e CMN não têm poder para regular indústria de cartões de crédito, reafirma Meirelles
   
     
 


20/04/2010

BC e CMN não têm poder para regular indústria de cartões de crédito, reafirma Meirelles
Na avaliação do presidente do Banco Central, uma alteração na legislação pode ser necessária

Em audiência publica no Senado nesta terça-feira (20), o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que a autarquia e o Conselho Monetário Nacional não têm poder para regular a indústria de cartões de crédito e por isso pode ser necessária alteração na legislação.

Segundo informações da Agência Brasil, Meirelles disse que já existe um grupo de trabalho formado pelo BC e pelos ministérios da Fazenda e da Justiça para elaborar propostas de normalização do setor e aumentar a competitividade. Algumas medidas já foram tomadas pelo setor de cartões de crédito, como o uso de máquina única para mais de uma bandeira.

Existem no momento, de acordo com Meirelles, instituições analisando a possibilidade de lançar bandeiras de cartão de crédito, o que ampliaria a concorrência.

Selic
 

O presidente classificou, ainda, a preocupação demonstrada com eventuais movimentos de alta da taxa básica de juros (Selic) como um "mal entendido". Meirelles observou que essas correções para mais na taxa Selic são necessárias em algum momento justamente para manter a tendência de queda continuada das taxas.

Audiência
 

Henrique Meirelles discursa nesta terça-feira aos integrantes da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, em audiência destinada a tratar dos fundamentos da política monetária. Em decorrência de uma resolução do Senado, quatro audiências desse tipo devem acontecer por ano.

Esta audiência é particularmente importante porque a inflação medida pelo Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) da Fundação Getulio Vargas mostrou um pico em março (1,10%) e um recuo em abril (0,63%).

Fonte: InfoMoney
Autor: Juliano Moreira Oliveira
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br