TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CIC entrega reivindicações da classe empresarial caxiense à Dilma Rousseff
   
     
 


16/04/2010

CIC entrega reivindicações da classe empresarial caxiense à Dilma Rousseff
Ex-ministra palestrou em reunião-almoço realizada na sexta-feira (16)

A presença da ex-ministra Dilma Rousseff atraiu um público superior a 350 pessoas na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) realizada extraordinariamente nesta sexta-feira (16). Lideranças empresariais, políticos e jornalistas de toda a região, do estado e do País ouviram a pré-candidata do PT à Presidência da República falar sobre o tema Brasil construindo o futuro. Antes da palestra de Dilma, o presidente da CIC, Milton Corlatti, fez várias reivindicações em nome da classe empresarial de Caxias do Sul. Milton entregou um documento à ex-ministra assinado pela CIC e pelos 21 Sindicatos Patronais que sintetiza alguns dos principais pleitos.
 
Entre os temas abordados por Corlatti estão a política cambial, que prejudica o volume das exportações, a defesa da jornada de trabalho de 44 horas, redução da carga tributária, ressarcimento de PIS, Cofins e IPI, manutenção e ampliação dos programas habitacionais e mais investimentos em infraestrutura. “Esta região tem na infraestrutura e logística um dos seus maiores desafios para o pleno crescimento. Precisamos de aeroportos, ferrovias, portos e estradas mais modernas por onde possam circular com maior competitividade as mercadorias de alto valor agregado que produzimos”, ressaltou o presidente da CIC.
 
A ex-ministra, que já havia estado na CIC em julho de 2006, disse estar honrada pela oportunidade de falar pela segunda vez em Caxias do Sul. Dilma Rousseff destacou as ações do governo Lula. “Construímos um caminho importante no Brasil. Houve uma ruptura com a estagnação. Provamos que é possível crescer e distribuir renda. Só uma parte do nosso povo era consumidora. Precisávamos criar mecanismos de transformar cidadãos em consumidores, e isso nós fizemos”, salientou. Segundo ela, isso foi feito mantendo a estabilidade e os fundamentos da economia.
 
De acordo com a ex-ministra, o Brasil também aprendeu a fazer uma política de resistência à crise e construção da perspectiva de retomada, o que ela denomina de “política cíclica”. Além de projetar um crescimento do PIB na ordem de 5,5%, previsão que já está sendo revista para cima, segundo revelou, Dilma estima também um crescimento ‘estarrecedor’ do mercado de trabalho e a criação de dois milhões de empregos com carteira assinada em 2010. 
 
Sobre a concorrência entre empresas brasileiras e chinesas, declarou que é possível tentar uma parceria e estabelecer melhores relações internacionais de comércio. “O Brasil vai fazer uma política agressiva de fomento às exportações. Temos condições de ter uma política externa parecida com a dos Estados Unidos na defesa das nossas empresas e dos nossos produtos”.
 
Dilma Rousseff disse ainda que, por sua vocação empreendedora, Caxias do Sul está pronta para pegar o barco do pré-sal. Segundo ela, até 2014 serão investidos US$ 200 bilhões no pré-sal e haverá necessidade de empresas com grande capacidade de produção para atender ao alto nível de demanda.
 
Dilma ressaltou quase ao final da palestra que sua meta é acabar com a pobreza, trabalhar na universalização do saneamento básico e resolver os problemas de déficit habitacional. “Não podemos sair dessa década sem acabar com a pobreza”, afirmou. Ela demonstrou abertura para ouvir as sugestões dos setores da sociedade. “Eu respeito e incentivo que uma entidade como a CIC seja reivindicadora. A gente tem obrigação de escutar e fazer o que der para fazer”, ressaltou a palestrante.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC
Autor: Marta Sfreddo e Greice Demoliner Tedesco
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br