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Festa Nacional da Uva divulga balanço
   
     
 


15/04/2010

Festa Nacional da Uva divulga balanço
Evento recebeu nota 8,9 do público e dos expositores

A 28ª Festa Nacional da Uva e 22ª Feira Agroindustrial recebeu nota 8,9 do público e dos expositores. Entre os pontos mais elogiados estão a Estação do Abraço (pela forma carinhosa com que as pessoas foram recebidas), a Estação da Música (Espaço Multicultural que foi construído a partir da cancha de rodeios para os shows), a Estação da Serra (espaço onde os distritos estiveram representados) e o resgate histórico que o tema “Nos trilhos da história, a estação da colheita” proporcionou para aos visitantes e à comunidade caxiense.

“O fato de o público e os expositores terem dado nota 8,9 ao evento nos deixa extremamente felizes, afinal o principal objetivo da Festa da Uva é satisfazer os visitantes e proporcionar bons negócios aos expositores”, destacou o presidente Gelson Palavro na manhã de quarta-feira (14), durante coletiva de imprensa que divulgou o Balanço Final e a Pesquisa de Satisfação da 28ª Festa Nacional da Uva e 22ª Feira Agroindustrial.
 
Com um incremento de 46% na captação de recursos, de 26% no faturamento com a venda de espaços e de 92% em obras de infraestrutura no Parque, esta edição da Festa da Uva obteve um resultado operacional R$ 2.817.260,01 (valores abertos abaixo) e envolveu 849.010 pessoas (números especificados abaixo), com uma distribuição gratuita de mais de 226 toneladas de uvas.
 
“Os números, tanto de público quanto de receita, com certeza são importantes, mas não devem ser colocados acima do principal objetivo do evento que é o de bem divulgar a cidade. A Festa da Uva é comunitária e a nossa Comissão, assim com as anteriores, desenvolveu o trabalho tendo como foco a satisfação dos visitantes e da comunidade caxiense”, frisou Palavro. O presidente também observou que a Festa é um evento que aproxima vários segmentos de nossa cidade e região, por isso é um exemplo de união e de comemoração.
 
Entre as conquistas e aspectos positivos desta edição, Palavro destacou a Medalha Comemorativa à 28ª Festa da Uva recebida pela Casa da Moeda, a declaração de Patrimônio Histórico e Cultural do RS pela Assembléia Legislativa, a interatividade tecnológica presente em vários pontos do Parque e as 29 obras de infraestrutura executadas e que se incorporam ao Patrimônio do Parque de Eventos. “As necessárias obras físicas trouxeram maior conforto e segurança a todas as pessoas que visitaram a festa e que ainda passarão pelo Parque, pois são permanentes e estão à disposição da comunidade. Fundamentais para a manutenção e o crescimento do espaço, essas obras agregam um valor inestimável ao nosso Parque”.
 
A Festa Nacional da Uva 2010 foi realizada entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março com o patrocínio âncora do Bradesco, Banrisul, Petrobrás e Prefeitura de Caxias do Sul, e patrocínio da Eletrobrás, Randon, Ministério do Turismo e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
 
 
Índices significativos
  • Captação de recursos (incentivos fiscais e patrocínios) cresceu 46%
  • Faturamento com a venda de espaços a expositores teve incremento de 26%
  • Receita com bilheteria aumentou 4%
  • Investimentos em obras para o Parque cresceu 92%
Balanço da Festa Nacional da Uva 2010
  • Receita: 12.540.272,33
  • Receita a receber: 574.000,00
  • Despesas operacionais: (10.297.012,32)
  • Resultado operacional da festa: 2.817.260,01

Investimentos em infraestrura
 
Valor aplicado em obras para o Parque: 2.766.068,49
 
Esses recursos foram investidos em 29 obras – de construção, ampliação ou melhorias – executadas no Parque e que se incorporam ao Patrimônio da Festa e da comunidade.
 
A relação das obras:
 
- Impermeabilização e colocação de piso no Museu Zambelli e Jesus Terceiro Milênio;
- Troca de piso do restaurante;
- Calçada para cadeirantes junto à réplica e instalação de placas em braile;
- Colocação de 12 lanternins de 5 x 5 no Pavilhão 2;
- Aberturas laterais térreas para circulação de ar no Pavilhão 2;
- Reforma das casas da réplica;
- Reforma do cercamento de toda a área do parque;
- Construção da cerca em várias áreas do parque;
- Calçamento ao redor do Espaço Multicultural;
- Construção do Salão Paroquial para cerca de 500 pessoas;
- Remodelação do Portão 6 com construção de uma rótula para saída dos ônibus de turistas;
- Remodelação da área de acesso no portão principal (Portão 1) com ampliação do número de guaritas;
- Aumento da área de estacionamento junto ao portão prin­cipal;
- Reforma dos banheiros do Pavilhão 1 e dos em frente ao Restaurante;
- Construção de banheiros para deficientes;
- Construção de fraldários;
- Remoção de ferrugem e pintura dos arcos externos e de to­dos os “pés de galinhas”, vigas de suporte do Pavilhão 1 e 2;
- Aumento do número de vagas para estacionamento pago na área junto à Casa Branca;
- Relocalização e aumento do número de vagas para estacio­namento no Portão 2;
- Passarela e abrigo para turistas no Portão 6;
- Reforma do Heliponto;
- Construção de pedestais para uso da segurança no parque e desfiles;
- Pavimentação dos acessos dos portões 7 e 8;
- Construção de passarela coberta para pedestres do Portão 2 até o Pórtico;
- Recapeamento de asfalto dos pavilhões;
- Pavimentação em frente ao Memorial Festa da Uva até o Som e Luz;
- 30 novos pontos de luz;
- Construção de restaurante junto ao Centro de Eventos;
- Construção de cancha de bochas junto às réplicas.
 
 
Movimentação de Pessoas
  • Parque de Exposições (Feira): * 504.149
  • Corso Alegórico (seis desfiles): 205.000
  • Eventos Paralelos: **139.861
Total: 849.010
 
* Visitantes pagos e gratuitos, expositores, operacionais (equipes de trabalho e artistas);
** Jantar de apresentação das candidatas, escolha das soberanas, Filó, eventos de apresentação do cartaz, coroa, trajes, VT, programa oficial, Baile do Viticultor, Olimpíadas Coloniais, projeto Tirando o Pó, Esportes na Festa, inauguração do Espaço Multicultural e do Salão Paroquial.
 
 
Outros números importantes
  • Distribuição de 50.240 mil ingressos-cortesia para a União das Associações de Bairros (UAB), figurantes do Corso Alegórico, veículos de comunicação e entidades e empresas que participam e apoiaram e patrocinaram o evento
  • 227.086 mil quilos de uvas consumidas (ou toneladas)
  • 290 compromissos de 30 de agosto a 17 de fevereiro – divulgação
  • 350 expositores distribuídos em 460 espaços – indústria, comércio, serviços e espaços de patrocinadores e entidades
  • 357 expositores de uvas
  • 375 peças decorativas distribuídas entre o Parque e a cidade
  • 28 eventos esportivos – com a participação direta de 3.270 atletas
  • 359 troféus entregues
  • 1.907 medalhas entregues
  • Mais de mil apresentações artísticas
  • 220 profissionais de segurança trabalhando diretamente na festa
  • 1,7 mil figurantes em 10 quadros dos seis desfiles do Corso Alegórico
  • 951 ônibus de excursão com 29.619 pessoas
  • 1.228 pessoas participaram dos treinamentos relativos à festa, turismo e bom atendimento
  • 117 veículos de comunicação de 29 cidades envolvendo mais de 660 profissionais

A pesquisa
 
Foram entrevistadas 1.540 pessoas (1.140 no Parque e 400 nos seis desfiles do Corso) durante os 18 dias de Festa, além dos expositores. A pesquisa foi realizada pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) de forma estatística, atribuindo nota de 1 a 10 e, em algumas questões, com possibilidade de múltipla escolha.
 
Alguns resultados da pesquisa
  • 8,9 é a nota que os visitantes deram para o evento
  • 9,1 é a nota atribuída para a degustação de uvas e para e o Palácio das Uvas
  • 9 é a nota dada pelos visitantes à Exposição de Uvas
  • 8,4 é a nota atribuída à programação dos shows
  • 9,1 é a nota dada pelos entrevistados para a decoração do Parque
  • 33,8% do público visitaram pela primeira vez a Festa
  • 41% citam a Estação do Abraço (carinho na recepção) como a que mais agradou, seguida pela Estação da Música (Espaço Multicultural) com 35%, e pela Estação da Serra com 25%
Com relação aos gastos nos Parque os números indicam que:
  • 50% gastaram com lazer
  • 90% gastaram com alimentação
  • 37% gastaram com compras
  • R$ 46,00 foi o gasto médio dos visitantes com alimentação
  • R$ 102,60 foi o gasto médio dos visitantes com compras em geral
Com relação ao perfil do visitante, a pesquisa revela que:
 
Sexo
  • 51% eram do sexo feminino
  • 49% eram do sexo masculino
Idade
  • 23% tinham menos de 20 anos
  • 35% tinham de 20 a 29 anos
  • 19% tinham de 30 a 39 anos
  • 14% tinham de 40 a 49 anos
  • 6% tinham de 50 a 59 anos
  • 3% acima de 60 anos
Como chegou aos Pavilhões
  • 66% chegaram ao Parque com veículo próprio
  • 32% vieram de ônibus
  • 2% vieram de ônibus de excursão
  • 63,9% eram provenientes de Caxias do Sul
  • 36,1% eram de fora de Caxias do Sul
Os três estados (após Rio Grande do Sul) com maior público foram Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
 
Nos desfiles do Corso Alegórico, a pesquisa revela que:
  • 8,3 é a nota dada ao Corso Alegórico
  • 8,7 é a nota atribuída aos figurinos e à performance dos figurantes
  • 68,6% dos entrevistados eram de Caxias do Sul
  • 31,4 eram de fora de Caxias (outras cidades gaúchas e de outros estados)
Com relação aos expositores, a pesquisa revela que:
  • A festa proporcionou abertura de novos mercados para 49% dos expositores
  • 46% deles participaram pela primeira vez da festa
  • 87% dos expositores atribuíram nota 8 quanto aos seus resultados no evento, cuja média geral ficou em 8,9 – mesma dada pelo público
  • 91% avaliaram de extrema importância a qualidade dos shows para o evento

Fonte: Enter
Autor: Adriana Silva
Revisão e edição: Renata Appel

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