Dos consumidores da classe C da capital paulista, 90% já compraram algum produto pirata, segundo pesquisa realizada pela Quorum Brasil.
Já em Salvador, onde também foi feito o levantamento, 74% dos consumidores da classe C afirmaram já terem comprado produtos piratas, sendo que 73% eram mulheres e 75%, homens.
Produtos
Ainda de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (13), os produtos piratas mais comprados nas capitais pesquisadas são os CDs e DVDs, tanto pelos homens (98%) quanto pelas mulheres (96%). Os óculos vêm em seguida, sendo resposta de 31% deles e 28% delas.
Como terceiro item mais comprado, os homens escolheram os relógios, enquanto as mulheres optaram por tênis e roupas. Já os softwares tem uma participação muito pequena entre os consumidores da classe C, como pode ser observado na tabela abaixo:
Quais produtos piratas foram comprados? |
Produto |
Mulheres (%) |
Homens (%) |
CDs e DVDs |
96% |
98% |
Óculos |
28% |
31% |
Relógios |
8% |
20% |
Tênis e roupas |
18% |
18% |
Brinquedos |
12% |
16% |
Eletroeletrônicos |
2% |
12% |
Softwares |
0% |
6% |
Remédios |
2% |
4% |
Sobre a pesquisa
Para a pesquisa, foram realizadas 210 entrevistas na cidade de São Paulo e 210 em Salvador, com homens e mulheres com idade entre 25 e 50 anos, em março de 2009.