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Defesa do consumidor cobra solução da Aneel para erro no cálculo da conta de luz
   
     
 


15/03/2010

Defesa do consumidor cobra solução da Aneel para erro no cálculo da conta de luz
Durante reunião na última semana, Pro Teste pediu para que agência crie mecanismos para compensar os consumidores

Em encontro realizado na última semana com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Pro Teste - Associação de Consumidores exigiu a criação de mecanismos para compensar as pessoas que tiveram prejuízos por conta de um erro de cálculo de reajuste das tarifas de energia elétrica.

A falha no cálculo, identificada no ano passado pelo Tribunal de Contas da União, fez com que os consumidores pagassem mais pela conta de luz desde 2002. O valor acrescido na conta soma cerca de R$ 1 bilhão. A associação reiterou pedido para que a diferença seja compensada em reajustes posteriores.

Segundo informou a Aneel, 40% das empresas aderiram à revisão dos contratos. Para a associação, porém, não basta a revisão da metodologia de cálculo do reajuste daqui para frente. Deve haver compensação para os consumidores.

Interrupções de energia

No encontro, a Pro Teste também pediu para que os indicadores que limitam o número de vezes e as horas que um imóvel pode ficar sem energia elétrica, e que são determinados pela Aneel, sejam revisados.

Os critérios vêm indicados nas contas de luz: DIC (número de horas em que faltou energia), FIC (número de vezes em que o cliente ficou sem luz) e DMIC (número máximo de horas em que o cliente ficou sem energia).

Por meio desses critérios, a Aneel estabelece limites às concessionárias. Caso eles sejam ultrapassados, os consumidores são ressarcidos. Para a Pro Teste, porém, há tolerância da agência com as empresas em relação aos indicadores.

Tarifa social

Outro pedido feito pela associação refere-se à tarifa social. A partir de junho deste ano passam a vigorar os novos critérios para que famílias de baixa renda tenham descontos na conta de luz. A Pro Teste quer saber como ficará a situação dos consumidores beneficiados por meio dos atuais critérios.

Segundo o órgão, existem milhares de consumidores que só são beneficiados com a tarifa social porque estão amparados por liminar obtida por órgãos de defesa dos consumidores. O órgão de defesa do consumidor também quer saber como ficará a situação dessas pessoas. 

A agência assegurou que os benefícios adquiridos por meio dos atuais critérios serão mantidos e garantidos.

Fonte: InfoMoney
Autor: Camila de Mendonça
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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