Entre as ações, está o aprimoramento na visualização do termo de adesão e de condições comerciais com a operadora. O novo modelo, que estará disponível a partir de abril, evidenciará resumidamente os direitos e deveres do contratante e trará também uma lista dos pontos acordados entre as partes, que será assinada pelo cliente e pelo vendedor. “Um dos pontos fundamentais da Claro para 2010 é o investimento na melhoria da qualidade do atendimento aos nossos clientes", diz Luiz Carlos Ferreira, diretor de Clientes da Claro.
Outra iniciativa será a adoção, a partir de maio, de um sistema que permite a análise das conversas entre clientes e atendentes e, a partir daí, o direcionamento de determinadas solicitações para um tratamento diferenciado. A empresa já havia adotado em seu call center uma tecnologia que permite ao atendente retomar o contato com o cliente caso haja interrupção da ligação. Em abril a Claro passa a oferecer também, por meio de e-mail ou envio de CD, as gravações das ligações de seus clientes imediatamente após a solicitação dos mesmos.
A operadora também anunciou hoje a criação do Conselho de Clientes, que tem como principal meta ouvir a percepção dos usuários e identificar possíveis oportunidades de melhoria de processos. O Conselho é composto por profissionais da Claro, clientes e associações ligadas a relacionamento e defesa do consumidor.
Ranking
No ranking das empresas que mais geraram reclamações no Procon de São Paulo, no ano de 2009, divulgado na sexta-feira passada, a Claro ocupa o sexto lugar, com um total de 906 reclamações, das quais 555 foram atendidas e 351ainda estão classificadas como não atendidas.