TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Companhias aéreas informarão espaço entre as poltronas antes da reserva
   
     
 


10/03/2010

Companhias aéreas informarão espaço entre as poltronas antes da reserva
Etiqueta ANAC será exibida no sistema de vendas de passagens e permitirão ao passageiro escolher aviões com maior espaço

Os passageiros das companhias aéreas brasileiras poderão avaliar o espaço entre as poltronas do avião antes de fazer sua escolha. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) criou a Etiqueta Anac, a ser exibida nos sistemas de vendas de passagens e coladas nas aeronaves.

A etiqueta informará quantos centímetros existem entre o encosto de uma poltrona e a parte posterior da poltrona da frente. Esse espaço será classificado em cinco faixas: E (menos de 67 centímetros), D (de 67 cm a 69 cm), C (de 69 cm a 71 cm), B (de 71 cm a 73 cm) e A (mais de 73 cm). Os aviões com esta última etiqueta receberão também o Selo Anac, que atesta o melhor espaço útil oferecido no mercado.

A etiqueta vai informar sempre o espaço na classe econômica, seja para aeronaves que fazem voos domésticos ou internacionais.

Tamanho médio

Para a definição das faixas da etiqueta, a ANAC tomou por base a medição realizada em 5,3 mil passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média, a medida entre o glúteo e o joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.

A metodologia definida pela Agência mede a distância mínima entre a almofada de apoio para as costas de um assento e do encosto do assento posterior ou de outra estrutura fixa na frente. A medição deve ser feita com as poltronas na posição vertical (como no momento da decolagem) e 75 milímetros acima do assento do banco.

Regras

As companhias terão até setembro para enviar à Anac as informações sobre a medição de suas aeronaves. Depois disso, haverá mais seis meses para se adaptarem à nova regra, adotando a etiqueta informativa no sistema de reserva de passagens.

Todas as companhias aéreas do Brasil que operam voos regulares comerciais com aviões acima de 20 assentos deverão obrigatoriamente utilizar a Etiqueta ANAC. Inspetores da agência vão fiscalizar o cumprimento das regras do programa.

Fonte: InfoMoney
Autor: Evelin Ribeiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br