TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Postos já coletaram 240 mil litros de óleo de cozinha usado em Porto Alegre
   
     
 


10/03/2010

Postos já coletaram 240 mil litros de óleo de cozinha usado em Porto Alegre
DMLU instalou esta semana mais dois novos postos de entrega de óleo de fritura

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) instalou esta semana mais dois novos postos de entrega de óleo de fritura em Porto Alegre. O balanço dos 32 meses do projeto PEOF contabiliza o recolhimento de 240 mil litros de óleo de cozinha usado, que foram reaproveitados em vez de poluírem o ambiente, desde julho de 2007. “Basta lembrar que um litro de óleo polui um milhão de litros de água para termos uma idéia do que significa isso no ambiente da cidade”, destaca a coordenadora do projeto, engenheira química Mariza Power Reis.

Os novos postos instalados esta semana ficam na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde (rua Sarmento Leite, 245) e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (rua Ramiro Barcelos, 2.777). Agora são 140 postos espalhados pela cidade para evitar que o óleo de cozinha seja descartado em pias ou vasos sanitários e, desta forma, polua as redes de esgoto, os arroios e, em última análise, o Guaíba. A listagem completa dos 140 postos, com endereços e horário de funcionamento, está à disposição no site do DMLU – www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu - e a consulta por bairros pode ser feita também pelo telefone 3289.6904.

Atualmente, cerca de 12 mil litros de óleo de fritura usado são recolhidos todos os meses nos postos do DMLU pelas quatro empresas de reaproveitamento conveniadas. A Celgon de Alvorada usa esse resíduo como gerador de energia em suas caldeiras, a Faros de Cruzeiro do Sul utiliza como base para produção de ração animal e a Oleoplan de Veranópolis e a Ecológica de Guaíba desenvolvem biodiesel.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br