TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Armadilhas da internet
   
     
 


21/02/2010

Armadilhas da internet
A privacidade das pessoas e informações de empresas estão cada vez mais expostas na internet, abrindo caminho para crimes dos mais variados formatos

A privacidade das pessoas e informações de empresas estão cada vez mais expostas na internet, abrindo caminho para crimes dos mais variados formatos: difamação, assédio moral, assédio sexual, quebra de sigilo de dados, pedofilia, entre outros diversos. É neste cenário de tecnologia avançada e de falta de legislação específica, ambos facilitam a ação de criminosos, que o o perito em crimes digitais, Wanderson Castilho, exerce seu knowhow.

"Todas as ações na rede deixam rastros passíveis de detecção", diz. Ele explica, ainda, que quando dois computadores se conectam são automaticamente identificados graças à conexão estabelecida e gravada no disco rígido. "Seria mais ou menos como se pudéssemos ler a imagem que foi gravada na mente da vítima minutos antes de sua morte", compara. Entre as investigações recentes do perito, destaca-se o caso de difamação da colunista social Rose Leonel, que teve fotografias íntimas colocadas na internet por um ex-namorado. A moça, então residente no interior do Paraná, teve sérios prejuízos profissionais e pessoais após o episódio, tais como a perda do emprego e até mesmo a expulsão de estabelecimentos comerciais na cidade.

Wanderson Castilho alerta pessoas e empresas quanto à importância da consciência digital. "Todas as ações virtuais têm reflexos no mundo físico. Precisamos saber os riscos aos quais estamos submetidos e os perigos que podemos causar aos outros", conclui.

Fonte: Idéias & Efeito
Autor: Jaqueline Santos e Audrei Franco
Revisão e edição: Bruna Passos Amaral

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br