TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Inflação recua em 6 de 7 capitais pesquisadas
   
     
 


19/02/2010

Inflação recua em 6 de 7 capitais pesquisadas
Apenas em Porto Alegre os preços ficaram mais altos do que o registrado no fim de janeiro

O IPC-Fipe já tinha divulgado nesta quinta-feira (18) que a inflação na capital paulista caiu entre a primeira e a segunda semana de fevereiro. Agora, foi a vez da FGV (Fundação Getúlio Vargas) a divulgar seu índice e confirmar que sim, houve queda geral de preços no município de São Paulo: de 1,87% para 1,42%.

A média registrada nas capitais é de preços 1,04% maiores do que os divulgados anteriormente. Mesmo assim, o ritmo é mais lento do que na semana anterior, que tinha registrado preços 1,33% mais altos do que no final de janeiro. O IPC-S da FGV calcula as variações de preços em sete capitais brasileiras e seis apresentaram inflação menor do que na semana anterior: Belo Horizonte (de 1,16% para 0,94%), Brasília (0,82% para 0,51%), Recife (0,69% para 0,47%), Rio de Janeiro (0,84% para 0,67%) e Salvador (1,09% para 0,92%).

Esses movimentos de alta são contínuos e medidos em porcentagem, para identificar o quanto os preços já haviam subido e o quanto continuaram a crescer de uma semana a outra.

Vale destacar que passar de 1,16% para 0,94% não significa o fim da inflação do grupo, e sim, um aumento menor do que o registrado anteriormente. Os preços em Belo Horizonte, por exemplo, tiveram aumento de uma semana a outra - nesse caso, cresceram 0,94%, resultado menor que o aumento registrado antes, de 1,16%. Já quando a deflação cresce, aí sim é queda nos preços.

Apenas a região metropolitana de Porto Alegre sentiu preços ainda mais caros do que antes: estavam em alta de 0,93% na semana até o dia 7 e foram para 0,99% na semana que terminou no dia 15.

Entre um indicador e outro, a diferença é que a Fipe abrange somente o custo de vida no município de São Paulo, enquanto o IPC-S da FGV calcula os preços de 460 produtos nas regiões metropolitanas – no caso de São Paulo, por exemplo, está inclusa a região do ABC.

Entenda a diferença entre IPC-S e IPC-Fipe

IPC-S
Índice de Preços ao Consumidor – Semanal
IPC-Fipe
Índice de Preços ao Consumidor do Município de SP
Calculado semanalmente pela FGV, o IPC-S tem preços levantados nas sete principais capitais do país (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), para famílias com renda mensal até 33 salários mínimos. No cálculo do índice, cada capital tem peso proporcional à sua população.

Compõem o IPC-S 460 produtos, em sete categorias: alimentação, habitação, vestuário, saúde, educação, transporte e despesas diversas. Ele é calculado com base nos preços coletados nos 30 dias até os dias 7, 15, 23 e 30 de cada mês, comparados aos coletados no mesmo período do mês anterior.
Um dos mais antigos indicadores de inflação do país, é calculado desde janeiro de 1939. Está sob responsabilidade da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O IPC-Fipe indica semanalmente a evolução do custo de vida das famílias paulistanas com renda entre um e 20 salários mínimos. O sistema de cálculo abrange um período total de oito semanas, a partir da divisão dos preços médios das quatro semanas de referência pelos preços médios das quatro semanas anteriores (base).

Fonte: Portal do Consumidor
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br