TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Obama exige que montadoras controlem qualidade
   
     
 


15/02/2010

Obama exige que montadoras controlem qualidade
Presidente dos EUA defende investigação e lembra que marca fica manchada com os recalls

As montadoras devem agir com rapidez para responder às queixas dos usuários por questões de segurança, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em seus primeiros comentários a respeito da série de recalls realizada pelo grupo Toyota à revista Bloomberg Businessweek. 

- À medida que a segurança pública está em jogo, cada construtor tem a obrigação de agir rápida e decididamente para resolver os problemas que forem identificados. Ainda não sabemos o que aconteceu no caso da Toyota. É preciso uma investigação sobre o tema. Espero que todos os construtores compreendam que sua marca está ameaçada na medida em que sejam afetadas as questões de segurança. 

Obama se negou a responder se a Toyota ou a agência de segurança viária americana (NHTSA, na sigla em inglês) demoraram a decidir a retirada em massa desses veículos do mercado. O presidente se limitou a afirmar que "ainda não se sabem todos os detalhes, por isso prefiro não dar uma opinião precipitada". 

No entanto, Obama disse confiar na capacidade da gigante japonesa em contornar esses obstáculos e que "a Toyota é há muito tempo uma montadora extraordinária e acho que continuará sendo, apesar desses contratempos". 

A Toyota, o fabricante de veículos número um do mundo, foi acusado nos Estados Unidos de ter agido muito tarde diante das queixas dos usuários, que denunciaram problemas no acelerador e nos freios, antes de proceder ao recolhimento de cerca de nove milhões de automóveis no mundo. 

O grupo terá que enfrentar uma avalanche de processos nos Estados Unidos, onde um grupo de advogados reclama por danos e prejuízos depois da queda do preço de seus veículos no mercado de vendas de usados. 

As concessionárias americanas da Toyota já fizeram os reparos necessários em 220 mil automóveis que haviam sido retirados do mercado, segundo indicou esta semana um dos principais dirigentes da montadora japonesa nos Estados Unidos, Bob Carter.

Segundo Carter informou no salão do automóvel em Chicago, "em apenas poucos dias, nossas concessionárias reforçaram o pedal do acelerador de mais de 220 mil veículos, e trabalham agora a ritmo de mais de 50 mil unidades diárias". 

No dia 21 de janeiro, a Toyota lançou uma operação de recall de 2,3 milhões de carros nos Estados Unidos, em consequência de um defeito no pedal do acelerador. Além disso, fez outro recall para 1,1 milhão de unidades, também devido a um problema com o acelerador. 

Nesta semana, mais 147 mil veículos híbridos também foram retirados do mercado nos Estados Unidos. Ao todo, a Toyota já anunciou recall para mais de 3,5 milhões de automóveis nos Estados Unidos desde janeiro. 

O presidente da montadora, Akio Toyoda, que manifestou seu desejo de comparecer ao Congresso americano para prestar explicações, adiou para o início de março sua viagem aos Estados Unidos, prevista inicialmente esta semana. 

O porta-voz da Toyota, Mieko Iwasaki, informou na quinta-feira (11) que "o presidente [da Toyota] deveria viajar a Washington em 10 de fevereiro, mas teve que mudar de planos devido às fortes nevascas. Por ora, tem a intenção de atrasar sua viagem para o início de março". 

Este adiamento parece implicar que a Toyoda não participará na reunião prevista para 24 de fevereiro no Congresso dos Estados Unidos sobre o tema da série de recalls feita pelo grupo. O porta-voz não quis confirmar a hipótese. 

O ministro japonês dos Transportes, Seiji Maehara, pediu na quarta-feira (10) que a Toyota dê explicações ante o Congresso dos Estados Unidos.

Fonte: AFP
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br