TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Embratel lança solução inovadora para monitoramento de grãos no agronegócio
   
     
 


23/04/2024

Embratel lança solução inovadora para monitoramento de grãos no agronegócio
Tecnologia gera maior eficiência, economia e controle para o armazenamento de grãos

A Embratel lança esta semana o Smart Silo, solução inovadora para o monitoramento de grãos em silos. A nova oferta é uma combinação única de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), Big Data e recursos de Inteligência Artificial (IA), todos armazenados em Nuvem. O Smart Silo apresenta os indicadores necessários para o controle de condições ambientais dos locais de armazenamento dos grãos, possibilitando maior qualidade e durabilidade, além de evitar perdas e possíveis acidentes causados pela emissão de gases pelos grãos ou por erros humanos. 

O Smart Silo, desenvolvido em parceria com a Telemática Sistemas Inteligentes, empresa de gestão integrada de Seguridade, possui medições muito mais precisas e amplas dos indicadores necessários para que o armazenamento de grãos em silos seja realizado com sucesso. Entre os indicadores estão a qualidade do grão - por meio da medição de concentração de CO2 no silo -, volume e tonelagem, temperatura - utilizando apenas sensores, sem a necessidade de cabos - e níveis de umidade. Os dados coletados são registrados em uma plataforma web para permitir o acesso às informações em tempo real. Estes dados geram insights valiosos e alertas que são fundamentais para o processo de tomada de decisões no dia a dia do armazenamento. Dessa forma, os produtores podem ter mais eficiência nas operações, com rastreabilidade e garantia de qualidade da produção, além de otimização e planejamento operacional e logístico. 

“A nova solução da Embratel automatiza as atividades para o controle do armazenamento de grãos, que hoje ainda é realizado manualmente por profissionais que precisam subir até o topo dos silos para efetuar as medições, e de forma apenas estimada”, afirma Eduardo Polidoro, Diretor de Soluções IoT da Embratel. 

O Smart Silo foi desenvolvido para ser implementado e utilizado com facilidade, aumentando o controle e simplificando a operação. O Smart Silo é uma solução completa que pode ser utilizada por produtores que também não possuam conhecimentos de TI. Imediatamente após a instalação, a inovação já traz segurança aos ambientes por eliminar os riscos de acidentes e as medições manuais dentro do ambiente dos silos. “Estamos muito felizes em levar essa inovação para o campo e criar uma nova etapa de transformação do agronegócio”, diz. 

A digitalização de todo o ecossistema de grãos se torna uma realidade graças aos recursos de Inteligência Artificial e de Big Data para análise de dados coletados por equipamentos e sensores de Internet das Coisas (IoT). O painel de controle mostra as informações em tempo real e, também, um sistema online de autodiagnóstico capaz de emitir alertas diante de alterações de parâmetros que fogem da rotina. Ao reconhecer métricas maiores ou menores do que é considerado ideal para cada produto, o Smart Silo notifica automaticamente os produtores de grãos para que não tenham perdas da safra. 

“A Embratel fica muito feliz em fazer parte de mais uma etapa da jornada do agronegócio e por levar mais eficiência e digitalização ao campo”, afirma Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel, destacando que a nova tecnologia será um divisor de águas para a redução dos problemas relacionados a déficit de estocagem, que impactam seriamente a performance financeira das safras. “Estamos buscando oferecer uma solução inovadora ao mercado que vai apoiar na maior produtividade e lucratividade do produtor brasileiro”. 

O lançamento do Smart Silo reforça o compromisso da Embratel em ofertar soluções digitais completas e personalizadas para o agronegócio, apoiando na digitalização do campo desde a plantação, colheita e armazenamento até a logística de entrega. Para mais informações sobre a solução, acesse: https://www.embratel.com.br/iot/smart-silo.  

Sobre a Embratel  

A Embratel é um dos principais fornecedores de soluções digitais do Brasil. É uma habilitadora da transformação digital de empresas de todos os segmentos e líder em telecomunicações com sua infraestrutura de alto nível. A Embratel fornece soluções como Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel, Automação Robótica de Processos, transmissão de dados, vídeo, Internet, telefonia celular e fixa corporativa, longa distância nacional e internacional, além de uma série de outras soluções para apoiar o mercado empresarial na sua jornada de crescimento na nova economia digital. Atuando no desenvolvimento, implementação e gestão de soluções convergentes, a Embratel é amplamente reconhecida pela entrega de serviços de excelência com foco na experiência dos clientes. A Embratel faz parte da Claro e mais informações estão disponíveis no site www.embratel.com.br 

Fonte: Planin – Assessoria de Comunicação e de Imprensa da Embratel
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br