TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Frente a Frente discute os impactos dos sistemas de gestão nas agências de propaganda
   
     
 


19/03/2024

Frente a Frente discute os impactos dos sistemas de gestão nas agências de propaganda
Evento foi promovido pelo Sinapro-RS

Fórum reuniu cerca de 60 lideranças do mercado publicitário gaúcho, em Porto Alegre, para debater algumas das ferramentas disponíveis no mercado e o quanto elas são estratégicas para a operação e os resultados das agências

Nenhuma ferramenta de gestão disponibilizada atualmente para atender o mercado da indústria criativa é 100% perfeita, mas há uma certeza: elas são imprescindíveis para facilitar a operação e as rotinas de trabalho das agências de propaganda, com impacto direto nos resultados do negócio. Esse foi o ponto alto das discussões em torno do tema “Sistemas de gestão e suas integrações”, que o Frente a Frente promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) colocou em pauta na quinta-feira (14/03), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, na primeira edição do evento no ano. O encontro colocou ‘frente a frente’ cerca de 60 lideranças do mercado publicitário gaúcho para debater esse que é um tema sensível e uma dor comum de todas as agências, tendo em vista que a escolha do sistema de gestão é uma decisão estratégica que impacta diretamente a operação, o fluxo e a integração das informações e, consequentemente, os resultados do negócio.

Sabendo da importância desta temática para as associadas e as empresas do setor, o Sinapro-RS convidou quatro lideranças de agências gaúchas para apresentarem seus relatos e os resultados de quem usa as ferramentas na prática. Camilo Moraes, diretor de Estratégia e Negócios da Sobe, abriu a explanação apresentando a sistemática e as experiências obtidas com o Operand, utilizado desde 2016 pela agência de Santa Cruz do Sul. Ele destacou pontos positivos, como a oferta de uma gestão operacional bastante completa, visual intuitivo, facilidade de lidar com a ferramenta no dia a dia, filtros e relatórios amplos e suporte de atendimento próximo, mas também relatou problemas como lentidão, exportação de dados deficiente, falta de uma agenda integrada e alimentação de dados 100% manual. “Sinto falta de Inteligência Artificial na alimentação de dados. Hoje os desafios das agências e dos clientes são maiores e mais complexos e a ferramenta tem pontos a evoluir.”

Daniel Ramos, diretor de Criação da e21, apresentou a plataforma online VBS, que é utilizada pela agência no seu módulo integrado, modulado para as suas necessidades. Como principais benefícios, apontou a integração total, o que permite a busca fácil dos dados e possibilita medir a operação e a produtividade. “Conseguimos medir o que queremos”, destacou. Já como pontos negativos, sinalizou o design pouco atrativo e a dificuldade de operar a ferramenta, o que impacta nos treinamentos de integração de novos profissionais.

Jair de Mattos, diretor de Gestão da Matriz, esboçou o uso de forma integrada e híbrida do Runrun.it (utilizado desde 2018) e do Publi. Entre as vantagens do Runrun.it, destacou os filtros com várias funcionalidades, avaliação da produtividade e medição do quanto cada profissional consegue entregar, além da validação durante o processo ser feita dentro da ferramenta.

Mariana Garcia, gestora de Estratégias Digitais da Integrada, finalizou o painel com a apresentação do Siga. “Nenhum sistema é perfeito”, alertou, “mas usamos o Siga há 19 anos e todos os times, trabalhos e processos da agência navegam pelo sistema”. Como pontos positivos da ferramenta, relacionou a geração de relatórios de jobs de forma intuitiva, a padronização de briefings e o armazenamento de todo o histórico dos clientes, o que facilita, inclusive, quando eles retornam à agência.

O presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, que fez a abertura do evento e conduziu os trabalhos, mediando o amplo debate que se seguiu após as explanações dos painelistas, avaliou o primeiro Frente a Frente de 2024 como excelente. “O tema é de grande impacto no dia a dia das agências, e os feedbacks que recebi após o evento foram muito positivos. Todos citaram que pautas como essa devem ser frequentes e agradeceram a iniciativa do Sinapro em ser protagonista desse tipo de discussão.”

Voltado aos gestores das agências associadas ao Sinapro-RS, o Frente a Frente é um espaço para a troca de experiências, interação e discussão das boas práticas do mercado, em um bate-papo entre as lideranças das empresas associadas que tem como propósito trazer insights para fortalecer a gestão e potencializar o negócio das agências, reforçando o compromisso da entidade com o fomento da gestão das associadas e com o desenvolvimento do mercado criativo gaúcho. O evento tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.

PARTICIPANTES AVALIAM OS IMPACTOS DO EVENTO

“Trabalhamos com o Siga e com o Google e, no dia a dia da agência, acabamos não tendo o costume e nem tempo para analisar outros sistemas. Por isso, foi superimportante participar do Frente a Frente justamente para conhecer outros sistemas, ver quais são as dores das outras agências e o que podemos agregar das experiências compartilhadas no nosso negócio.” Guido Zimmermann, diretor de criação da Conjunto

“Atualmente usamos o Publi e estamos estudando e pesquisando qual sistema vamos integrar junto. Por isso, foi muito válido participar do Frente a Frente. Além de nos reunirmos com colegas das outras agências, o assunto é bem pertinente porque é o nosso dia a dia e estamos sempre buscando qualificar as entregas, os prazos... É importante conhecer o que as outras agências estão usando e os resultados alcançados, e poder trocar ideias em cima disso, como foi esse Frente a Frente que trouxe um amplo debate com vários questionamentos.” Sinaia Szczepaniak, diretora administrativo-financeira da Global

 

“Essa foi a minha primeira participação no Frente a Frente e foi muito interessante conhecer as ferramentas que podem nos ajudar internamente a evoluir no nosso dia a dia, e ver como as agências utilizam os sistemas de maneira diferente para gestão de pautas e as integrações.” Nina Stober, head de operações da Global

“Há algum tempo percebo que o sistema que usamos na Sobe não nos atende 100% e, ao ver como as outras agências estão trabalhando, percebi que não existe uma solução mágica que resolva todos os problemas. Vi ferramentas, inclusive, um pouco mais quadradas do que a nossa e, assim, vamos entendendo como podemos nos adaptar. Essa troca no Frente a Frente é muito positiva, porque estamos falando com pessoas que estão no mercado com os mesmos desafios e os mesmos problemas para resolver. As perguntas do debate foram muito valiosas e, muitas vezes, abrem novas frentes de pensamento.” Camilo Moraes, diretor de estratégia e negócios da Sobe 

Fonte: Invox Comunicação
Autor: Adriana Schio
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Agência Preview


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br