TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Deputado Pedro Westphalen apresenta requerimentos para criação de comissões sobre a dengue
   
     
 


19/03/2024

Deputado Pedro Westphalen apresenta requerimentos para criação de comissões sobre a dengue
Parlamentar, que já alertava sobre aumento de casos em junho de 2023, quer ações coordenadas entre entes federados para evitar agravamento da situação

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde no Congresso Nacional, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas) apresentou dois requerimentos para ampliar a discussão sobre o avanço da dengue no Brasil. Conforme o parlamentar, os protocolos solicitam a criação de uma Comissão Externa e de uma Subcomissão no âmbito da Comissão de Saúde para debater o tema. "Apesar das ações de imunização e das campanhas de combate à dengue do Ministério da Saúde, já ultrapassamos 1 milhão de casos neste ano. No Rio Grande do Sul, já temos casos de mortes entre pessoas sem comorbidades, o que é preocupante.", justificou.

O parlamentar explicou que apresentou dois requerimentos para dar agilidade ao pedido. "A criação da Comissão Externa é avaliada apenas pela presidência da Câmara, já a criação da subcomissão precisa passar pela análise da Comissão de Saúde, que analisará o pedido na reunião desta quarta-feira (20). Vamos tentar todos os caminhos", disse.

Em 2023, o deputado já alertava sobre a situação da dengue no Brasil. Em junho do ano passado, ele foi o proponente de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara. "A dengue é um problema de todos. Na metade de 2023, já tínhamos um aumento de casos em muitas regiões do país e pouco foi feito para evitar essa situação", enfatizou Westphalen.

De 1º de janeiro a 6 de março de 2024, o Brasil totalizou 1.289.897 casos prováveis de dengue, com 329 mortes e outras 767 em investigação. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já é classificada como uma emergência de saúde pública em seis Estados e no Distrito Federal. Por trás desse fenômeno, estão diversos fatores, como as mudanças climáticas, a urbanização desenfreada e a perda de controle sobre os criadouros do mosquito. 

Fonte: Critério
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Freepik


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br