TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Debate aborda a maldade, o pecado e a virtude na sociedade na PUCRS
   
     
 


18/03/2024

Debate aborda a maldade, o pecado e a virtude na sociedade na PUCRS
Atividade gratuita oportunizada pela Escola de Humanidades acontece no dia 26 de março em Porto Alegre

Na próxima terça-feira, dia 26 de março de 2024, a Escola de Humanidades da PUCRS oportuniza um debate filosófico sobre os conceitos de mal, virtude e pecado. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no prédio 8, sala 305, das 8h30min às 12h. Informações pelo Instagram @humanidadespucrs. Abordando o tema “A questão do mal, das virtudes e do pecado nas sociedades complexas: uma abordagem filosófica", o debate contará com a presença de especialistas da área do direito e da filosofia. Dividido em duas mesas redondas, o encontro promete uma análise aprofundada sobre as questões filosóficas que permeiam a maldade. "Fundamental abrir espaço para reflexão sobre essas questões que afetam diretamente a sociedade. É cada vez mais importante e essencial compreendermos a complexidade desses temas", afirma Luis Rosenfield, professor da PUCRS e um dos debatedores.

Na primeira mesa, presença do professor Draíton de Souza, juntamente com Luis Rosenfield, doutor em Filosofia, e Roberto Pich, professor na PUCRS em Filosofia. E Catarina Rochamonte, jornalista e doutora em filosofia. E Denis Rosenfield, doutor em filosofia pela Universidade de Paris e Sorbone, colunista da FSP e professor da Ufrgs. Na segunda mesa estarão presentes Pedro Adamy, doutor em Direito pela USP, Bruno François Guimarães, mestre em Direito pela UFRGS, Gabrielle Bezerra Sales Sarlet da Universidade de Augsburg e PUC, além de Eduardo Kronbauer, doutorando em Direito pela Universidade de Freiburg.

A questão do mal, das virtudes e do pecado nas sociedades

Os conceitos de virtude, de pecado e do mal sempre permearam o debate público. A questão da maldade, em particular, é uma das mais complexas e de difícil definição. Com isso, o evento na Escola de Humanidades da PUCRS convidou especialistas da área do direito e da filosofia para discutir, de maneira interdisciplinar, sobre os diferentes modos de abordar o tema do mal, da virtude e do pecado nas sociedades contemporâneas. Recentemente, tem-se falado de um “imposto do pecado”, o chamado novo imposto seletivo da reforma tributária. Um caso corriqueiro como esse revela que o próprio Estado brasileiro acaba determinando o que é um “pecado” ou uma “virtude” para seus cidadãos. Qual o significado desse processo de tutela do Estado sobre os indivíduos?

Questões como a preservação das liberdades individuais também devem ser discutidas no encontro. Cabe ao Estado sobretaxar as bebidas alcoólicas ou açucaradas, ou apenas informar com campanhas sobre eventuais problemas de saúde decorrentes do excesso de seu consumo? Como funciona tal questão quando se fala de inovações tecnológicas menos danosas à saúde humana, como no caso dos vapes (cigarros eletrônicos)? Da mesma maneira, a questão do que é considerado pecado e virtude. Envolvendo também outra série de temas atuais relevantes, como a questão ambiental e a política de descarbonização.

Serviço

Atividade gratuita – Escola de Humanidades Debate PUCRS - A questão do mal, das virtudes e do pecado nas sociedades complexas: uma abordagem filosófica. Terça-feira, dia 26 de março de 2024. Prédio 8, sala 305. Duas mesas filosóficas. Das 08h30 às 10h. E das 10h30 às 12h. Inscrições e informações pelo Instagram @humanidadespucrs. 

Fonte: Evidência Press - Assessoria de Comunicação
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Nilani Goettems


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br