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Veículos que transitarem com multas e impostos atrasados vão ser identificados. Chips devem ser custeados pelos Detrans.

Na última segunda-feira (12), o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) definiu o padrão dos chips de identificação que serão instalados nos veículos. A instalação do equipamento reforçará o controle fiscal de veículos com multas, seguro obrigatório e impostos atrasados.

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), caso alguém tente retirar o chip, ele será automaticamente inutilizado. Isso impede, por exemplo, que o equipamento seja clonado, evitando que carros roubados ou em situação irregular transitem livremente. Segundo o órgão, antenas em estradas e avenidas será feita a captura de dados dos chips.

Segundo dados do órgão de trânsito, apenas em São Paulo, a inadimplência no pagamento de taxas alcança 30% da frota. Ao todo, os 51 milhões de veículos do País deverão receber o chip. 

Sem custos ao motorista

O diretor do órgão de trânsito, Alfredo Peres da Silva, afirmou, por meio de nota, que os custos de instalação dos chips na frota devem ser bancados pelos Detrans (Departamentos de Trânsito). Os recursos sairão do caixa acumulado com multas de trânsito.  

Segundo ele, os órgãos de São Paulo e Rio de Janeiro já sinalizaram que não cobrarão nada dos motoristas para a instalação do pequeno equipamento.

Nessas regiões, a instalação da etiqueta deve ser feita durante a inspeção veicular obrigatória. "Nos demais estados, uma opção seria instalar a etiqueta no momento de licenciamento dos veículos", sugeriu o presidente do órgão.

O valor de cada etiqueta com o chip varia de R$ 2 a R$ 10 dependendo do componente e frota de cada região, além da negociação com o fornecedor. Com o anúncio da tecnologia que deverá ser utilizada, os fabricantes já devem iniciar a produção das etiquetas.

Tecnologia

O Centro de Pesquisas Avançadas Wernher vom Braun, de Campinas, foi quem desenvolveu a placa eletrônica, conhecida como Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos). Segundo o Denatran, uma relação de laboratórios que farão a homologação de equipamentos dos fabricantes será divulgada nas próximas semanas. E as primeiras licitações para a compra de equipamentos devem ocorrer nos próximos meses.

A tecnologia do chip será a de identificação por radiofrequência. No projeto Siniav, a ideia é que as etiquetas sejam instaladas na parte interna dos paras-brisas dos automóveis. Apesar da facilidade, o Denatran admite que os custos dessa tecnologia ainda são muito altos e figuram como o principal obstáculo para que as etiquetas cheguem a outros produtos e não apenas a veículos.


Autor: Camila de Mendonça
Fonte: InfoMoney

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