Imprimir
 

Sistema desenvolvido pela Globo pode vir a substituir os receptores analógicos atuais

O sinal da TV Digital Rural já está disponível no interior do estado do Rio de Janeiro. Para receber o sinal, o usuário precisa ter uma antena parabólica e adquirir um receptor com o logo TVDR, que, segundo a Rede Globo, já está à venda nos revendedores locais.

O objetivo do TVDR é atender as residências onde a TV aberta terrestre não chega, ou seja, fora das cidades e das concentrações urbanas. Na fase inicial, a TVDR cobre as áreas rurais do Rio de Janeiro e, até o fim deste ano, outras regiões poderão contar com o sinal.

De acordo com nota da Globo, o receptor de satélite TVDR pode sintonizar sinais digitais "de muitas outras emissoras". A transmissão é via satélite, aberta e gratuita. O som tem qualidade de CD e a imagem digital está livre de chuviscos e fantasmas.

Inicialmente, a programação da Rede Globo é a mesma recebida no formato analógico pelas parabólicas. O objetivo é que em breve o telespectador sintonize a programação gerada pelas emissoras de seu estado.

O projeto da Globo foi noticiado por Daniel Castro em maio do ano passado, na coluna Outro Canal, da Folha. O objetivo da tecnologia rural é suprir o espaço dos atuais receptores das parabólicas, que ficarão sem função quando terminar a transição do sinal analógico para o digital.

No Brasil, o fim das transmissões analógicas, conhecido "switch off", está marcado para 2016, mas poucos acreditam na viabilidade desse prazo.

Veja mais sobre a TV Digital Rural e seu mapa de cobertura aqui.


Autor: Advillage
Fonte: Cidade Biz

Imprimir