Imprimir
 

Conectado ao BioHub, a entidade amplia sua contribuição com o desenvolvimento de pesquisas e inovações na área da saúde

Aconteceu, no dia 07 de março, a apresentação da nova gestão do BioHub, o hub da saúde, localizado no Tecnopuc, em Porto Alegre (RS), que passa a contar com o Hospital Ernesto Dornelles como mantenedor. Trata-se de um espaço que tem como missão fomentar a inovação em ciências da saúde e da vida, por meio da integração entre academia, setor de saúde e indústria, proporcionando um ambiente colaborativo para pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo.

Inaugurado em 2019, o espaço, que antes era administrado com o apoio da Grow+, passou a ter gestão integral do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com participação de representantes do Hospital Ernesto Dornelles (por meio do seu Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde - Cits), Escola de Medicina da PUCRS, Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e Hospital São Lucas da PUCRS no comitê que contribui com a gestão. Conduzido pelo coordenador do BioHub, Rafael Baptista, o encontro teve como objetivo apresentar as novidades do Hub e as expectativas da área da saúde para 2024.

O HED faz parte do BioHub, desde seu início, contribuindo no desenvolvimento de startups que submetem seus produtos para terem mais validação no mercado. "O Hospital Ernesto Dornelles vem trabalhando ombro a ombro com o Hospital São Lucas da PUCRS. Toda a startup que chega, ela chega para dois hospitais. Essa é uma demonstração na saúde que é possível dois hospitais trabalharem juntos pelo mesmo propósito: melhorar a saúde do paciente.", explica Geraldo Aguiar, gestor de projetos e inovação do HED, que coordena o Cits junto com o gerente de Tecnologia da Informação do HED, Luis Goulart.

Sobre o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do HED - Cits

Em 2019, o HED iniciou suas atividades na área de inovação em saúde por meio do seu Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – CitS, consolidando a parceria com o BioHub. O CitS trabalha focado em projetos direcionados à experiência dos pacientes, com inovação aberta e times multidisciplinares, formatando parcerias, criando soluções e compartilhando capital intelectual com o ecossistema de inovação em saúde. Essas premissas propiciaram a aliança com o Tecnopuc (Biohub), resultando na parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e o Hospital São Lucas (HSL) para intercâmbio tecnológico, científico e de ensino. 


Autor: Priscila Cabrera
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir