TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Análise do Sindilojas POA sobre o crescimento das apostas e seus reflexos econômicos
   
     
 


26/11/2024

Análise do Sindilojas POA sobre o crescimento das apostas e seus reflexos econômicos
Homens apostam mais; pequena parcela fez dívidas em razão das apostas

A pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revelou dados significativos sobre o comportamento dos porto-alegrenses em plataformas de apostas esportivas, também conhecidas como bets. De acordo com o levantamento, a opinião sobre apostas é polarizada: 41% dos entrevistados se posicionaram contra, 23% a favor, 32,8% são indiferentes e o restante não soube responder. Os homens tendem a ser mais favoráveis (26,6%) do que as mulheres (19,9%).

Entre os respondentes, mais de 60% disseram nunca ter feito uma aposta, enquanto 8% afirmaram apostar com frequência e 13% fazem apostas esporádicas. Cerca de 17,3% dos entrevistados já apostaram no passado, mas deixaram de fazê-lo. A pesquisa também apontou que os homens, além de serem mais a favor, também são mais ativos como apostadores, com 23,3% afirmando apostar ocasional ou frequentemente, contra 19% das mulheres.

Perfil dos Apostadores e Preferências

A Geração Z, de 18 a 29 anos, é a faixa etária que mais realiza apostas, com cerca de 35% afirmando apostar ocasionalmente ou frequentemente. Entre os Millennials, essa proporção é de 28,5%. Quanto aos tipos de apostas, o futebol lidera entre as preferências dos porto-alegrenses (53,6%), seguido de jogos de cassino (52,4%), como caça-níqueis, e de jogos ao vivo, como poker e cartas (20,2%).

Os fatores que motivam as apostas variam: 45,2% mencionam o envolvimento com atletas ou times favoritos, 34,5% consideram as apostas um hobby, enquanto 25% são influenciados por amigos, parentes ou influenciadores, e 19% apostam por necessidade financeira.

Frequência, Gastos e Motivações para Apostas

A pesquisa apontou que 32,1% dos entrevistados mantiveram o mesmo nível de apostas em 2024 em relação ao ano passado. Outros 25% aumentaram levemente o volume de apostas, 8,3% apostaram muito mais, enquanto 34,6% apostaram menos. O gasto médio mensal com apostas é de R$ 249,00 por pessoa. Para cobrir esses custos, 71,4% dos apostadores utilizam sua renda principal, sendo que 52,4% usam diretamente o salário, 27,4% a renda sobrante, e 20,2% a renda extra. Um dado preocupante é que 4,8% relataram usar o Bolsa Família para apostar. Para 25% de quem respondeu, o uso da renda principal para apostas trouxe prejuízos ao apostador.

Um dado chamou muito a atenção. Pessoas com a faixa de renda mais baixa são as que mais gastam com apostas.

  • Classe A (acima de 20 salários mínimos): R$ 156,00
  • Classe B (10 a 20 sm): R$ 235,00
  • Classe C (4 a 10 sm): R$ 255,00
  • Classe D (2 a 4 sm): R$ 229,00
  • Classe E (até 2 sm): R$ 242,00

Impactos e Percepções de Segurança

Embora a maioria dos apostadores (83,3%) afirmou não ter deixado de comprar itens necessários para apostar, 16,7% revelaram que já deixaram de comprar roupas, produtos de mercado, itens de higiene ou refeições fora de casa em prol das apostas. Apenas 10,7% relataram ter contraído dívidas em função das apostas, principalmente com empréstimos de amigos e familiares (44,4%), seguidos pelo uso de cartão de crédito (22,2%) e até contas de serviços essenciais, como a luz (11,1%).

No que diz respeito à segurança das plataformas de apostas, 48,8% dos participantes disseram "nem confiar nem desconfiar" nos sites, enquanto 40,5% expressaram confiança, e 7,1% se mostraram desconfiados.

 Expectativas e Motivos para Não Apostar

Entre os que nunca apostaram, os principais motivos foram a falta de interesse (58,3%), desconfiança nas plataformas (32,8%), medo de vício (19,4%), desinteresse por esportes (17,8%) e falta de dinheiro (11,3%). Para 57,9%, nada os faria começar a apostar; no entanto, 17,1% mencionaram que uma maior transparência das políticas de segurança seria um incentivo.

Formas de Pagamento

O levantamento revelou que o PIX é a forma de pagamento mais utilizada para apostas (90,5%), seguido pelo cartão de crédito (13,1%) e transferência bancária (7,1%). Esse uso diversificado de meios de pagamento reflete a popularidade do PIX e o desejo de praticidade entre os apostadores.

O presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, destaca que o “uso do dinheiro para apostas em vez de consumo impacta o comércio e a economia local, especialmente em um cenário de desafios financeiros para as famílias”. Ele também chamou a atenção para a falta de conhecimento sobre as políticas de segurança dessas plataformas, apontando a importância de mais transparência nas bets.

Já, Rodrigo de Assis, economista do Sindilojas Porto Alegre, complementa e alerta sobre um ponto de atenção. “As finanças pessoais têm sofrido um descuido, comprometendo famílias, inclusive as de renda mais baixa”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindilojas Porto Alegre
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br