O Historicar, ferramenta da Delta Global dedicada à análise do histórico de veículos seminovos, está aprimorando suas funcionalidades. A partir de agora, os usuários da plataforma terão acesso à pesquisa do Certificado de Segurança Veicular, que é obrigatório para veículos com modificações de fábrica, como a instalação de gás natural, e necessário para a vistoria realizada pelo Detran que avalia as condições de circulação do carro após sinistros. Outras novidades da ferramenta incluem o acesso a imagens de leilão dos veículos e ao dado que mostra se o carro pertenceu a alguma frota, como de entidades públicas ou religiosas.
O aperfeiçoamento do Historicar vem na esteira de um crescimento de vendas da ferramenta, que registou aumento de 15% entre janeiro de 2024 e dezembro de 2023. As melhorias também visam atender com mais complexidade o mercado de seminovos, que cresceu 4,5% em 2023, de acordo com dados da Fenabrave, e que deve aumentar ainda mais em 2024, alcançando mais de 10 milhões de veículos.
Funcionalidades
A plataforma da Delta Global permite ao consumidor pesquisar o histórico do veículo, levantando dados como multas, roubo, sinistros, demandas judiciais e passagem por leilão. A partir do fornecimento do número das placas do veículo, o Historicar realiza uma busca simultânea em diversos bancos de dados diferentes, entre entidades públicas e privadas, gerando um relatório completo sobre o histórico do veículo em todo o território brasileiro. O levantamento traz mais de 100 informações sobre o veículo, desde o histórico de sinistros e remontagens, multas e infrações, até demandas judiciais em relação a buscas e apreensões. 
A plataforma pode ser acessada pela internet, pelo endereço www.historicar.com.br, ou por app, e possui valores que permitem pesquisas individuais ou em pacotes de três, seis ou 10 consultas. "A Delta tem no seu DNA a busca por soluções de tecnologia e serviços para o mercado de automóveis e frotas, e o Historicar, com a abrangência e importância que ganhou, é um grande exemplo de como a tecnologia pode agilizar e melhorar esse mercado" enfatiza Lucas Vitoriano, analista comercial da plataforma.