TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania inicia novo ciclo no Rio Grande do Sul com nova metodologia
   
     
 


19/10/2020

Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania inicia novo ciclo no Rio Grande do Sul com nova metodologia
Desenvolvido há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários e certificado pela UNESCO, projeto é gratuito e inicia no dia 26 de outubro e segue até o dia 08 de dezembro

Desenvolvido há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários, certificado pela UNESCO e reconhecido como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania inicia mais um ciclo no Rio Grande do Sul. A partir do dia 26 de outubro, será dada a largada a mais uma formação para educadores e estudantes de todo o estado a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas. Desta vez, devido ao contexto de distanciamento social, a metodologia foi revisada e toda desenvolvida para a experiência online. 

Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, para a construção desta nova jornada foram chamados consultores com vivência em educação remota e inovação social, assim como educadores de todo o Brasil, a fim de atender as necessidades deste momento de pandemia. 

Segundo Márcia Anselmo, gerente do projeto, a formação dos alunos terá 10h aula (2h para Contextualização, 4h para Exploração, 2h para Ideação e 2h para o encerramento) e 4h para a formação de professores. “Desenvolvemos uma metodologia enriquecedora ao cenário atual das escolas, por meio de encontros vivenciais a fim de que grupos possam se unir para realizar ações com impacto positivo na sua comunidade. As temáticas que embasam a jornada são Empreendedorismo, Design Thinking, Responsabilidade Social Individual, Voluntariado, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, analisa. 

Serão três turmas de educadores, sempre das 18h30 às 20h30, em dois encontros: 26 e 28 de outubro (segunda e quarta-feira), 27 e 29 de outubro (terça e quinta-feira) e 03 e 05 de novembro (terça e quinta-feira). Já a formação dos alunos — do 8º ano para cima — será feita em duas turmas, sempre das 14h às 16h, a primeira entre os dias 09 a 25 de novembro (às segundas e quartas-feiras) e a segunda entre os dias 17 de novembro e 08 de dezembro (às terças e quintas-feiras). 

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania oferece a todos os participantes um certificado reconhecido pela UNESCO. Aos educadores será disponibilizado conhecimento em ferramentas e conteúdos para o contexto online; aproximação de metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; formação de rede de apoio entre educadores de todo Brasil; além, é claro, da fuga da rotina desgastante da pandemia, através de uma experiência virtual divertida. Já os alunos são estimulados a desenvolver seu protagonismo em transformações sociais; reconhecimento do papel cidadão; aproximação com outros alunos do Estado que buscam melhorar o mundo; e metodologias para resolução de problemas; e pertencimento a uma comunidade.   

Enquanto isso, além do ganho individual de professores e alunos, as escolas através da operacionalização do projeto atendem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oportunizando um espaço de reconhecimento e pertencimento a uma comunidade, que engloba escolas de todo Brasil; formação de uma rede de apoio; fortalecimento do papel social da Escola; e maior motivação de educadores e educandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por educadores que ministram aulas para alunos do 8º e 9º ano do Fundamental II e do 1º e 2º ano do Médio, assim como alunos destas séries através dos links: 

Inscrição Educadores -https://forms.gle/hhHS2p3XWsDLPVVy5  

Inscrição Alunos - https://forms.gle/tixkWnNTNitxMaRJ9 

Confira abaixo a programação completa:

FORMAÇÃO EDUCADORES

Encontro 1 (2h)  Contextualização - Por que esse grupo está unido?

Objetivos: Encantar-se com Tribos; formar vínculo entre o grupo; desenvolver consciência sobre o papel de mentor. 

Temáticas: Dinâmicas de Colaboração Online; Autoconhecimento; Habilidades Socioemocionais; Comunicação Não-Violenta; Inovação Social. Nível de reflexão: Individual + Grupo.

Encontro 2 (2h) Cocriação - O que podemos fazer juntos? 

Objetivos: Alimentar plataforma de troca; firmar rede de apoio; preparar para a formação dos alunos, celebrar o processo. 

Temáticas: Facilitação Online; Olhar Ecossistêmico; Redes; Métodos Ágeis;  Gestão de Projetos; Design Thinking. Nível de reflexão: Grupo + Sociedade

FORMAÇÃO ALUNOS

Encontro 1 (2h) Contextualização - O que vou viver?

Objetivos: Entender o processo; Criar vínculo com o grupo; Valorizar a experiência. 

Atividade Complementar - 1h 

Encontro 2 (2h) Exploração - O que de legal existe por aí? 

Objetivos: Inspirar através de referências e palestras de pessoas que estão transformando o mundo; Formar grupos de ação a partir das trilhas: Educação para Paz, Cultura e Meio Ambiente. 

Atividade complementar - (1h)

Encontro 3 (2h) Exploração - O que é empreendedorismo?

Objetivos: Explorar os conceitos de empreendedorismo, empreendedorismo social, liderança e inovação; Apresentar exemplos de empreendedores; Desenvolver o perfil empreendedor do aluno . 

Atividade Complementar - 1h

Encontro 4 (2h) Ideação - Botando a mão na massa!

Objetivos: Estimular a criatividade e visão ecossistêmica, Aprofundar e cocriar as ações de impacto positivo que serão executadas. 

Atividade complementar - (2h)

Encontro 5 (2h) Encerramento - Me tornei Tribeiro(a)

Objetivos: Apresentar ensaios e resultados das ações à comunidade; Valorizar o aprendizado dos alunos; Celebrar o processo e o pertencimento a uma comunidade.

Sobre a Parceiros Voluntários:  Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão "viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas". A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções  que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Eduardo Dornelles Eduardo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br