TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Sindibritas e Agabritas projetam avanços para a mineração gaúcha em 2017
   
     
 


08/11/2016

Sindibritas e Agabritas projetam avanços para a mineração gaúcha em 2017
Reunião de diretoria das entidades avalia um cenário melhor para o segmento no próximo ano e conclama a efetiva participação dos associados neste processo

Os líderes da mineração gaúcha projetam que 2017 será um ano de avanços para o setor. A perspectiva positiva foi avaliada na reunião mensal de diretoria do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), na segunda-feira (07/11), em Porto Alegre.

O presidente Pedro Antônio Reginato salientou que 2016 foi um ano difícil, mas que trouxe bons resultados para o segmento, especialmente no que diz respeito a promoção de um diálogo permanente com órgãos governamentais como a Secretaria Estadual de MInas e Energia, a Fepam e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

- Nossa política de estreitar relações com os poderes Executivo e Legislativo, com o apoio a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração do RS, nos permite criar condições para avançar em aspectos fundamentais do setor. Em 2017, queremos incrementar esta ação, já que acreditamos que o próximo ano será de reaquecimento da atividade mineradora no Rio Grande do Sul - falou Pedro Antônio Reginato.

Entre os objetivos das entidades associativas para 2017 está a proposta de uma reavaliação do cálculo do ICMS sobre produtos fundamentais para a indústria da construção civil, como brita e areia. Além disso, o Sindibritas e a Agabritas esperam receber outras demandas de parte das empresas associadas para encaminhá-las aos órgãos competentes. Para isso, os empreendimentos estão conclamados a enviar seus desejos e necessidades.

Outro tema importante tratado na reunião foi a oportunidade para regularizar a outorga da indústria oferecida pela FIERGS, por meio do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade - CODEMA, em parceria com o Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa se propõe a organizar um mutirão para regularização de outorgas pelo uso da água para o setor industrial, buscando acabar com o estoque de processos antigos e em meio físico, uma vez que, atualmente, os pedidos de outorga são solicitados por meio digital através do Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (SIOUT).

O mutirão será realizado a partir de enocntro entre os técnicos do DRH/SEMA e representantes da indústria, para atendimento específico de cada processo. As empresas interessadas podem encaminhar mensagem para o e-mail codema@fiergs.org.br, até 30 de novembro.

A próxima reunião de diretoria do Sindibritas e Agabritas está agendada para o dia 5 de dezembro, uma segunda-feira, na sede das entidades, em Porto Alegre.

Fonte: Play Press
Autor: César Moraes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br